GESTÃO

A Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

Diagnóstico de oportunidades de internacionalização

Caracterização de mercados internacionais

Planos Estratégicos de Internacionalização

Prospeção de potenciais
clientes

hora de abrir as portas para mundo

diagnóstico de oportunidades de internacionalização

Com a globalização tornou-se premente a necessidade das empresas apostarem em novas formas de subsistência no mercado, não só através da inovação e de diferentes meios de atuação no mesmo, mas sobretudo pela aposta na expansão internacional dos seus negócios. Neste sentido, a intervenção inicial da DIGINEXT, dentro do apoio integrado à internacionalização de negócios, consubstancia-se na identificação e exploração de oportunidades associadas, direcionadas para empresas que pretendam comercializar o(s) seu(s) produto(s) ou disponibilizar os seus serviço(s) em mercados externos.

Com esse intuito, realizamos diagnósticos relativos às capacidades internas das organizações, nomeadamente no que concerne aos fatores de produção, às características dos atuais e possíveis futuros modelos de negócio, bem como às potencialidades da implementação de produtos/serviços em diferentes mercados.

Através da informação produzida nesta fase embrionária, que, todavia, é fundamental para uma avaliação prévia da viabilidade, pertinência e sucesso de uma estratégia futura   de expansão, será possível determinar “se, com quê e para onde” internacionalizar.

ESTUDO DE MERCADO

caracterização de mercados internacionais

Após o diagnóstico da oportunidade de implementar uma estratégia de internacionalização, e da inerente identificação do(s) mercado(s) a atingir, será essencial proceder-se com a caracterização do(s) mesmo(s), tendo em conta a área de negócio e setor do cliente.

A qualidade das ferramentas e dos procedimentos de pesquisa que utilizamos e conhecimento dos mercados já existente, garantindo confiança aos nossos clientes, conferindo-lhes informação básica relativa às características e condições do mercado recetor, bem como dos dados inerentes à concorrência (oferta), clientes potenciais (procura) e da regulamentação e especificidades do(s) mesmo(s ).

A caracterização de mercados externos envolve assim: análises globais e sectoriais, análises da concorrência e dos potenciais clientes (B2B), estudo das tendências e hábitos da procura, averiguação da regulamentação, barreiras à entrada e canais de distribuição e promoção, entre outros.

hora de planear

planos estratégicos de Internacionalização

Para nós é importante o sucesso do nosso cliente e a concretização das suas ambições, no que concerne à sua vontade de internacionalizar os seus produtos ou serviços.

Por conseguinte, detemos os recursos especializados necessários ao desenvolvimento das suas capacidades de gestão e de intervenção comercial a adotar para internacionalizar a mercados externos, agregada à criação de condições essenciais para um crescimento sustentado e harmonioso da empresa e das suas vantagens competitivas. A nossa empresa intervém, nomeadamente, nas seguintes componentes de âmbito estratégico:

  1. Segmentação de mercado;
  2. Definição do público-alvo;
  3. Posicionamento no mercado;
  4. Ajustamento ao(s) produto(s) e preços;
  5. Desenvolvimento de conteúdos de comunicação;
  6. Estabelecimento dos canais de distribuição;
  7. Estratégia de comercialização, incluindo Economia Digital;
  8. Planeamento e orçamentação das estratégias a implementar;
  9. Elaboração de planos de contingência.
HORA DE ESTUDAR POTENCIAIS CLIENTES

prospeção de potenciais clientes

A equipa multidisciplinar da DIGINEXT possui uma sólida experiência na identificação, seleção e prospeção de parceiros, clientes e agentes de diversos setores e mercados internacionais, visando o estabelecimento célere de atividade de exportação para empresas B2B.

Tendo em conta o(s) mercado(s) recetor(es) selecionado(s), o target definido e as estratégias de posicionamento e colocação do produto, procedemos, através do acesso às mais fidedignas bases de dados de empresas internacionais, com a identificação e seleção de potenciais clientes.

A delimitação do universo de clientes a contactar, resulta da utilização de critérios específicos ao negócio, como também relacionados com localização, dimensão, resultados e risco financeiro, entre outros, sendo posteriormente disponibilizada uma lista de empresas e os seus principais dados (morada, contacto telefónico, e-mail, website).

A prospeção de potenciais clientes poderá, ainda, integrar, com vista à simplificação e concretização do processo de internacionalização no curto prazo, serviços de assistência técnica ao cliente que englobam:

  • Deslocação dos nossos profissionais a empresas dos mercados externos;
  • Participação e visitas a feiras internacionais para prospeção e captação de clientes;
  • Realização de contactos junto de potenciais clientes internacionais, com vista ao conhecimento da oferta do cliente.